O tráfego orgânico acontece quando alguém acessa seu site ou perfil sem clicar em anúncios. Ou seja, ele vem de forma natural. Pode ser através de buscas no Google, posts em redes sociais ou vídeos no YouTube.
Por exemplo: se alguém pesquisa “como ganhar dinheiro em casa” e clica no seu blog, isso é tráfego orgânico.
Esse tipo de visita é gratuito e, geralmente, mais confiável. No entanto, leva tempo para crescer.
Já o tráfego pago é aquele que vem de anúncios pagos. Você investe dinheiro para alcançar mais pessoas. Plataformas como Google Ads e Facebook Ads são as mais usadas.
Com o tráfego pago, os resultados são mais rápidos. Porém, é necessário estratégia e controle de orçamento.
Aliás, ferramentas como essas funcionam melhor na versão para computador. Caso só tenha o celular, veja o artigo “Ativar versão para computador: o truque que muda tudo” para desbloquear todas as funções dessas plataformas.
Depende do seu momento.
Além disso, ambos podem funcionar juntos. Enquanto o orgânico constrói autoridade a longo prazo, o pago traz visibilidade imediata.
Use o tráfego orgânico quando:
Use o tráfego pago quando:
Tanto o tráfego orgânico quanto o pago têm vantagens. O ideal é entender sua realidade e, com o tempo, combinar os dois.
Comece devagar, com conteúdo útil e gratuito. Depois, conforme for crescendo, invista em campanhas pagas.
Ah, e não esqueça: para usar ferramentas como o Google Ads com todas as funções, é essencial ativar a versão para computador no navegador. Isso pode facilitar (e muito) seu trabalho.
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